O Banheiro 360° - Propósito/Histórico/Apresentação

O BANHEIRO 360° - Propósito / Histórico / Apresentação em Palestras

P ropósito : Transformar a maneira e forma como as pessoas vivem, a partir do espaço que elas ocupam. O rigem   da Startup,  O problema ...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sistema híbrido utiliza luz solar para substituir lâmpadas


Engenheiros norte-americanos apresentaram um sistema híbrido de iluminação que aproveita a luz solar para iluminar diretamente o interior de residências e prédios comerciais, sem necessidade de conversão da luz em eletricidade. Em dias nublados, o equipamento controla automaticamente a intensidade das lâmpadas normais, mantendo sempre o mesmo nível de iluminação no ambiente.
Iluminação com luz solar A técnica de iluminação híbrida solar-elétrica utiliza um coletor de luz solar instalado no telhado, medindo 1,2 metro de diâmetro e um espelho secundário que rastreia a posição do sol ao longo do dia. O coletor concentra a luz solar em 127 fibras ópticas que vão até o interior da construção, onde são conectadas a cilindros difusores de luz, parecidos com lâmpadas fluorescentes. São esses cilindros que espalham a luz em todo o ambiente. Um único coletor atualmente consegue abastecer de oito a 10 cilindros difusores, que são capazes de iluminar uma área de quase 100 metros quadrados. Um sensor detecta quando cai o nível de iluminação - o que ocorre quando o sol se esconde por detrás das nuvens ou em dias nublados - e aciona automaticamente a intensidade das lâmpadas fluorescentes normais que completam o sistema híbrido. Teto de vidro O sistema é mais eficiente do que um simples teto de vidro por vários motivos. O primeiro é que a luz ultravioleta é bloqueada, assim como o calor representado pelos raios infravermelhos. Além do que a luz é distribuída de maneira uniforme e suave. Os pesquisadores estimam que o sistema híbrido solar-elétrico pode representar uma economia de 6.000 kilowatts/hora por ano em iluminação e outros 2.000 kilowatts/hora na redução no uso do ar-condicionado.

Reciclagem de resíduos sólidos da construção civil -1


Em termos de ecologia, um dos grandes problemas da construção civil é dar uma finalidade útil ao entulho, principalmente em reformas. A Craft Engenharia apresenta solução para reciclar boa parte do entulho sólido na própria obra, com economia e menor agressão ao meio ambiente. Ecologicamente correto, o novo reciclador móvel oferece uma solução interessante à crescente preocupação com o meio ambiente, no que se refere à quantidade de lixo gerada pela construção civil. Estes resíduos representam 61% do lixo produzido nas cidades brasileiras, segundo dados da Secretária Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades. De acordo com a pesquisa, este percentual corresponde a 90 milhões de toneladas de lixo/ano, que deve ser depositado em áreas previamente estabelecidas, obedecendo a regras e normas ambientais criadas pelos estados e municípios de acordo com as leis que tratam do tema. Esta providência, entretanto simplesmente minimiza o impacto ambiental da deposição constante dos resíduos da construção civil nas cidades. O mais importante é dar um destino adequado aos resíduos através da reciclagem. Atenta ao problema, a Craft Engenharia -– empresa brasileira especializada em construção pesada, demolições, terraplenagem e pavimentação –- está utilizando em suas obras o primeiro reciclador móvel de resíduos sólidos da construção do país. De origem austríaca, o equipamento trabalha em conjunto com outra máquina, cuja função é preparar os resíduos de demolição, para a boca de alimentação do reciclador.
O resultado da reciclagem é um material que pode, em muitos casos, cumprir as funções da brita, sendo reutilizado na própria obra. Outra vantagem do equipamentos é a sua agilidade, pois não exige montagem especial podendo ser movido, colocado ou retirado do canteiro de obra a qualquer momento, podendo, portanto ser utilizado em obras das mais diversas dimensões. A capacidade dos equipamentos trabalhando em conjunto chega a 200 toneladas por hora. O novo reciclador móvel da Craft vem se juntar ao reciclador estacionário, desenvolvido pela própria empresa e que vinha sendo utilizado até então, para as funções de reciclagem. A eficiência do novo equipamento já foi comprovada na demolição do estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas e na demolição do Curtume Carioca e da Casa de Saúde Dr. Eiras, todas obras no Rio de Janeiro.

Mais informações:
Craft Engenharia
Telefax: 21 2544-8695
E-mail: mcapress@terra.com.br

Site: www.craftengenharia.com.br